d183 duas oferendas a pachamama


____
duas oferendas para pachamama no valle de la luna, no deserto do atacama.
____
inspirado pelo meu pai#2, edu, cortei um pouco de cabelo e ofertei a nossa mãe natureza, à vida.
____uma pequena correção: no video, falo que isla de la luna fica no ushuaia. tá errado… fica no lago titicaca, na fronteira entre bolivia e peru. passarei por lá já já. acho que não terá mais cabelo de oferenda, mas coisas acontecerão…….

____a segunda oferenda, uma poesia do camarada marco cremasco. essa parece daquelas coisas que foram produzidas “especialmente pra este momento”. e foi mesmo.
____é um prazer desbravar, compartilhar, criar nessa nossa america latina.

Ritual Habitual, de Marco P. Cremasco
Quando parti de casa
E decidi seguir caminho
E vi que a estrada era longa
E que a cada paisagem conquistada
Outros horizontes surgiriam vastos e virgens
E que os hábitos de alegria que imperavam meu dia
Se metamorfoseariam em borboletas de outono vindouro
E vindouro sempre seria o entusiasmo dos meus olhos incansáveis
Ante a linha do mundo, e o fim do muro, e a escada da fonte, e a ponte
Nessa manhã auspiciosa de decisão permanente em que fechei a porta em adeus
E a deuses entreguei meu peito, meu amuleto de sol no núcleo da vontade mais sincera
Quando parti para frente, erguendo a bandeira da memória, erigindo no azul do céu o troféu
Da minha história, esse relâmpago que atravessa a espinha quando faço o que vim fazer na vida

d177 a virada 2017~2018

____ontem foi incrível.
____novamente passei o dia no parque metropolitano, cerro san cristóbal. a vida presenteou. gostaria de fazer uma pequena cerimônia num lugar solitário que descobri no dia anterior, mas acabei não encontrando o caminho. ao invés, acabei ficando embaixo de uma copa de árvore, lugarzin protegido. escutei a linda missa que acontece na capela do morro, cheia de música e alto astral.
____não chove há alguns meses e a previsão de chuva é só para… sabe-se lá quando. mas. tivemos o céu nublado e em vários momentos caíram algumas gotinhas do céu. foi só para abençoar mesmo. desde que estou aqui, foi o único dia que não teve sol brabo. perfeito para caminhar, meditar, celebrar a vida.
____a noite… fui para a rua. e o ambiente tava demais. os chilenos sabem viver em harmonia. não vou contar muito do que vivi, pois gravei video. em algum momento farei uma montagem desse dia, 177 dessa viagem de saturno, o último dia de 2017.
____esse ano foi transformador. estou pronto.

____algumas fotos do que foi.

d171-74 caminho chile

a vida, ou se vive ou se trabalha

____esta frase do pirandello me acompanha algum tempo e este blog é uma prova viva, já do quê eu não sei. estou de volta, vou organizar e postar coisas dos últimos e também dos novos tempos. começando por agora.

____hoje é o dia 174 da viagem de saturno e estou no chile.

 

A post shared by thiago abe (@_abestrato) on


____cheguei aqui porque gostaria de ir para peru. faz tempo que sinto um chamado para lá e vai entender, pra ir de ônibus. fui até o terminal tietê comprar passagem para a bolivia (“já que tá no caminho para o peru…”) e lá descobri que se compra a passagem em outro lugar. para não perder a viagem até a rodoviária, chile. mas não foi por impulso, eu cheguei a sentar e pensar bem no que estava fazendo. fiz bem…

____a partida foi no dia 25 e os dias anteriores fiquei na casa krishás. já tinha sentido de passar o natal e ano novo mais silencioso e lá na casa foi incrível, como sempre. na noite da véspera, fui deitar cedo e me preparar para a longa jornada.

____foi incrível. passou muito melhor do que estava imaginando. fui um dos poucos contemplados a viajar com o banco ao meu lado vazio… e te digo, para uma viagem de 56h, faz uma bela diferença. o busão é simples, mas decente. tem um comissário de bordo que dá uns lanchinhos e bebidas. dei sorte pois fui sozinho… mas que cansa, cansa.

—————————————

____caminhei hoje pelo centro, principalmente com o objetivo de trocar alguma plata. eita, cidade grande! charmosa, mas o foco desses próximos momentos é trabalhar com o silêncio, calma… veremos o que a vida trará.

____um grande bejo, meau.

____ps: escrito da bela biblioteca de santiago. arigatô!